quinta-feira, 5 de julho de 2012

PT discute o desenvolvimento sustentável para região de Jundiaí




Por Mauro Utida

O seminário “Os Desafios de Jundiaí e Região no Contexto da Rio+20” foi uma oportunidade única para o público conhecer as propostas que serão discutidas durante os dias da conferência internacional.

Enquanto os olhares do mundo se voltam novamente para o Rio de Janeiro, onde ocorre a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, o núcleo verde do Partido dos Trabalhadores (PT) de Jundiaí organizou no dia 14 de junho o seminário “Os Desafios de Jundiaí e Região no Contexto da Rio+20”.

O evento realizado na Câmara de Jundiaí contou com um bom público e a palestra de ambientalistas da cidade, como Flávio Gramolelli da ONG COATI (Centro de Orientação Ambiental Terra Integrada), o deputado estadual Pedro Bigardi (PCdoB) e a doutora em Direito Internacional Márcia Carneiro Leão, além do organizar Fábio Storari, pré-candidato ao Legislativo pelo PT.

O seminário foi uma oportunidade única para o público conhecer as propostas que serão discutidas durante os dias da conferência internacional. O deputado Pedro Bigardi fez uma breve análise do tema da “governança” e de como gestores públicos podem superar a falta de estrutura nas administrações públicas para aplicar as leis ambientais, com eficiência e transparência.

“A falta de estrutura técnica nas administrações públicas para atender as questões ambientais proporciona uma lentidão maior na tramitação dos projetos. Também é preciso criar instrumentos de captação de recursos como alternativa para o baixo orçamento destinado as questões ambientais”, informa.

A palestra mais aguardada da noite foi da professora Márcia Carneiro Leão, que teve uma participação ativa há 20 anos na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio92, e neste evento voltou para atuar na “Cúpula dos Povos” e na “Conferência Oficial”.

Márcia mostrou uma panorama da situação da Terra nada otimista e afirmou que não há mais tempo para a sociedade mudar a consciência ambiental. Ela reclamou das propostas da Rio92 que não foram alcançadas nas últimas duas décadas. “Já se vão 20 anos da Eco92 e estamos, no geral, muito pior do que estávamos na ocasião. Diminuir desmatamentos significa que, ainda hoje, temos desmatamentos, quando deveríamos estar recompondo biomas para garantir o futuro. Além disso deveríamos ter diminuído a emissão dos gases de efeito estufa, porém aumentamos a emissão em mais de 40%”, salienta.

PT mais verde
Para o ambientalista Fabio Storari, que é pré-candidato ao Legislativo pelo PT, a legenda em Jundiaí mostrou que está preocupado com as causas ambientais da região organizando um seminário para discutir “Os desafios de Jundiaí e região no contexto da Rio+20”.

Os principais políticos do PT em Jundiaí acompanharam o debate, como os vereadores Marilena Negro e Durval Orlato, pré-candidato a vice-prefeito ao lado de Pedro Bigardi. Também esteve presente o presidente municipal do partido, Paulo Malerba e o prefeito de Várzea Paulista, Eduardo Tadeu Pereira.

“O desafio do século XXI é constituir um desenvolvimento sustentável”, declarou o prefeito varzino. O seminário também foi importante para desmistificar informações da Prefeitura de Jundiaí que usa o marketing ambiental para a promoção do governo tucano. Como as propagandas que divulgam que a Serra do Japi está mais protegida, quando se envolve com empreendedores imobiliários na revisão da lei 417/2004, responsável pelo sistema de gestão da Serra. “O Plano Diretor da Serra do Japi está sendo alterado como escopo de preservação para o de ocupação ordenada”, denuncia Storari.

Um comentário:

  1. O PT verde? ok... imagine Aldo Rebelo defendendo a Serra do Japi + o PT do código florestal... não dá para crer que você entrou nessa.

    ResponderExcluir