terça-feira, 24 de abril de 2012

Prefeitura descumpre promessa e deixa ambientalistas de fora do Seminário


No dia 09 de Fevereiro, há exatos 75 dias, o Secretário de Planejamento de Meio Ambiente de Jundiaí, senhor Jaderson Spina, prometia publicamente, em auditório da Prefeitura, que os ambientalistas e cidadãos interessados teriam vaga na comissão que construiria o Seminário sobre a Serra do Japi. Após manifestação de membros do COATI (entidade que se destaca na defesa do meio ambiente em Jundiaí), registrou ainda que a entidade seria convidada e poderia expor seus trabalhos em painel no seminário.

São 75 dias de tentativa de diálogo e de cobrança pública por esta promessa. Hoje, sai notícia e a programação do dito Seminário. Nestes mais de dois meses, parece que aquela promessa ficou esquecida. O COATI e outras entidades, vistas pela Prefeitura como "oposicionistas" não foram ouvidas para elaboração do seminário, nem convidadas a expor seus trabalhos.

Que uma entidade tenha seu ponto de vista e mesmo sua preferência ideológica é compreensível, mas que um governo democrático impeça sua manifestação e construa um seminário de forma a dar espaço apenas aos que considera seus "amigos" é, no mínimo, prova de que os quase trinta anos de governo ainda não ensinaram alguns políticos a construir decisões democráticas.

Governa-se com os olhos na eleição e planeja-se buscando votos. Aos que se chocam e criticam, resta o rótulo de "oposicionistas" como se eles não tivessem o direito de ter sua própria posição. Ao governo, que deveria ter o dever de agir com lisura, pluralismo e democracia, permite-se uma postura absolutamente partidária.


Sobre isso, veja o histórico:

Prefeitura propõe Seminário em Abril, ambientalistas pedem debate permanente:http://www.causes.com/causes/651153-reforcar-a-protecao-da-serra-do-japi/actions/1595462
Prefeitura adia Seminário para Junho, aposta no marketing e politiza a Serra:http://www.causes.com/causes/651153-reforcar-a-protecao-da-serra-do-japi/actions/1597685

Nenhum comentário:

Postar um comentário