terça-feira, 22 de novembro de 2011

Sem trégua, 80 % em todo o território já


Ao impugnarem os conselheiros mais preservacionistas no COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), acharam que se livrariam de pessoas que insistiam em debater mais aprofundada e fundamentadamente as políticas públicas no município. Assim, sem a força de um Conselho contrariando ações, seria mais fácil manipular diretrizes, como queriam.

Porém, a forma como fizeram os afastamentos foi desas-trosa, arbitrária e eivada de autoritarismo, ação que ca-racteriza um modelo de ad-ministração que se perpetua no poder.

Resultado: o tiro saiu pela culatra, e surgiu a Frente de Defesa da APA – Jundiaí, um movimento que conta com 42 membros qualificados, atu-antes e preocupados com o futuro de Jundiaí.

Já faz tempo que estamos cobrando mais transparência na elaboração de políticas públicas em Jundiaí. Há um vício de fazer tudo a portas fechadas e ao final apresentar um bonecão com detalhes de difícil compreensão e que direciona os rumos que a cidade vai seguir.

Ao tentar fazer algo mais aberto para a participação popular, mais erros, utilizam os espaços elaborados para ouvir o cidadão, como promoção política, restringindo a participação e empurrando goela abaixo idéias extraordinárias, caras, e que normalmente não alcançam os anseios do povo, principalmente das classes C, D, E.

Por fim, falemos da Serra do Japi. É claro que a preservação desse patrimônio ambiental é bem visto por todos, tanto que a proposta de 80 % de preservação na zona de conservação foi uma das vencedoras do concurso cidadonos e não é apenas o senso comum que assim deseja.

A Serra do Japi vai ter uma unidade de conservação integral, ou seja, um Parque Estadual. Enquanto não delimitarmos esse perímetro será um grande erro alterar a lei de proteção e flexibilizar “usos”. Pelo contrário, qualquer alteração deverá restringir ações, daí a campanha “eu quero 80% de preservação em todo o território” faz muito sentido.

Esse é um dos objetivos da Frente, ampliar a proteção do território da Serra do Japi e melhorar a compreensão das políticas públicas empregadas na cidade, levando em consideração que Jundiaí toda é uma Área de Proteção Ambiental. Senhores ‘tratores’ da administração, nós não vamos dar trégua. Preserve 80 % já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário