quarta-feira, 18 de julho de 2012

Valeu a pena!


Publicação feita pelo Jornal de Jundiaí, no dia 15 de abril de 2010, sobre a conturbada sessão do Comdema


Sentimos como parte da vitória das 140 famílias da região do antigo Hospital Psiquiátrico, no Jardim Tamoio, que iniciaram a mudança para os apartamentos do Residencial Tupi, no mesmo bairro. Sim, pois em abril de 2010, numa sessão conturbada do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), conseguimos aprovar a ressetorização da área da Baixada do Paraná, onde foi construído o conjunto habitacional para os moradores.

Na ocasião a aprovação causou um “racha” entre os conselheiros, pois, como de costume, o Executivo havia enviado o projeto há apenas 15 dias para ser analisado e sem muitos detalhamentos técnicos. Como era presidente do Conselho na época, entramos num acordo com a comissão para aprová-lo em caráter emergencial, pois nos sensibilizamos com a causa humanitária daquela comunidade.

Storari acompanha Bigardi em visita a entidades ambientais


Equipe da Mata Ciliar recebeu a comitiva do deputado Pedro Bigardi e Fábio Storari
Por: Mauro Utida


Candidatos estiveram na ONG COATI e Associação Mata Ciliar para ouvir os problemas e sugestões destas duas entidades que são referência no trabalho ambiental em Jundiaí

No Dia de Proteção às Florestas, 17 de julho, o candidato a vereador Fábio Storari (PT) acompanhou o candidato a prefeito Pedro Bigardi (PCdoB) em visitas a ONG COATI (Centro de Orientação Ambiental Terra Integrada) e Associação Mata Ciliar. Além de lembrar a data, o encontro também serviu para ouvir os problemas e sugestões destas duas entidades que são referência no trabalho ambiental em Jundiaí.

Na ONG COATI, os candidatos e o grupo de apoio, incluindo a ambientalista e professora Márcia Carneiro Leão, foram recebidos pelo diretor-financeiro da entidade, Flávio Gramolelli Júnior. O encontro foi importante para discutir o grupo de trabalho que se responsabilizará pelo tema de Meio Ambiente do Plano de Governo de Pedro Bigardi. Gramolelli coordenará o projeto, com o apoio de Storari e Márcia.


“É preciso implantar a Agenda 21 no município, pois há a necessidade em criar um sistema de mobilização da população para fomentar a educação ambiental de forma eficiente em Jundiaí”, informa Gramolelli.



Após conseguir duas emendas parlamentares para a Associação Mata Ciliar enquanto exerceu o mandato de deputado estadual, ajudando a viabilizar o veículo de resgate de animais silvestres, o candidato Pedro Bigardi foi recebido por toda equipe da Mata Ciliar, coordenada pela veterinária Cristina Harumi Adania.
Um dos problemas apontados por Cristina foi à falta de local para adequar os bichos, que segundo ela chegam numa média de 10 animais silvestres por dia, vítimas de maus tratos, incêndio e tráfico.

“Existe um diversidade e quantidade grande de animais silvestres que chegam aqui todos os dias. Temos que criar cada vez mais recintos para abrigá-los, mas esta não é nossa intenção, queremos manter uma quantidade menor para ter um atendimento de qualidade”, informa a veterinária.


Comemoração
Em agosto, a ONG COATI completa 20 anos de atuação, enquanto a Associação Mata Ciliar fará 25 anos.  


O Leão Jubá, que chegou recentemente, melhorou e está adaptado ao novo lar


segunda-feira, 9 de julho de 2012

Respirando...




Respiração é o ato de inalar e exalar ar através da boca, das cavidades nasais ou pela pele para se processarem as trocas gasosas, aprender a respirar longa e profundamente garante ao ser humano a longevidade.

Me lembro de uma amiga que sempre dizia, vamos respirar. Se acontecia alguma coisa legal, a gente respirava a felicidade do momento, se acontecia alguma coisa ruim, a gente respirava pra se tranquilizar, e assim era, respirar... respirar... respirar.

Oxigênio, vamos oxigenar as células, o sangue, a mente. Novos ares, novas práticas, novas atitudes. Renovar é fundamental pra manter a vitalidade. Chega de mais do mesmo. O momento pede ousadia, pede renovação. Como ficamos felizes e excitados diante da conquista de algo novo... Um carro novo, uma roupa nova, um novo amor, um novo governo... escolher a novidade nos impulsiona, e aqui a palavra é motivação.

Chega de melancolia, é tempo de respirar, de acreditar, de sonhar. Bola pra frente que atrás vem gente, e gente nova, cheia de energia e com muita vontade e competência, tem que acreditar, tem que querer com vontade, como disse Raul, desejar profundo e ser capaz de mudar o mundo.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Na caminhada de Bigardi e Orlato, população clama por mudança em áreas estratégicas de Jundiaí


O deputado estadual Pedro Bigardi (PCdoB) e o vereador Durval Orlato (PT), candidatos a prefeito e vice-prefeito, respectivamente, tiveram uma recepção calorosa da população na primeira atividade da campanha deste ano. Nesta sexta-feira (6), data da largada eleitoral em todos os municípios brasileiros, Bigardi e Durval estiveram à tarde no Centro da cidade e ouviram da população (proveniente dos mais diferentes bairros) a vontade pela mudança na maneira de se administrar Jundiaí.

''Quando vai sair o hospital novo, porque o São Vicente não aguenta mais!'', ressaltou o aposentado Antônio Balbino dos Santos, 64 anos. ''Não dá para ficar mais nessa situação'', completou. Outro senhor também fez questão de cumprimentar Bigardi e oferecer apoio para a eleição. ''Jundiaí é boa, mas não investiram na Saúde. Tem que ter um prefeito raçudo para mudar isso e eu tenho certeza que é o senhor'', afirmou o idoso, arrancando aplausos dos militantes.

Uma senhora pediu que Bigardi e Durval olhem pelo transporte público e pela juventude de Jundiaí. ''Estamos perdendo nossas crianças para as drogas'', afirmou. Bigardi fez questão de destacar que o Plano de Governo apresentado pela coligação contempla estas e outras reivindicações da sociedade jundiaiense. ''O nosso Plano de Governo é arrojado e participativo, pois terá a contribuição popular. Vamos fazer reuniões nos bairros para ouvir as pessoas num grande debate por Jundiaí'', comentou Bigardi.

O candidato a vereador Fábio Storari (PT) participou do evento na região central e achou importante a ação. "Foi muito legal pela receptividade das pessoas. É mais uma prova que a caminha começa forte e a expectativa de vitória é uma realidade", afirma.

Caminhada
Acompanhados de aproximadamente 100 pessoas - entre candidatos a vereador dos cinco partidos coligados (PCdoB, PT, PSD, PSL e PPL) e militantes - Pedro Bigardi e Durval Orlato foram cumprimentados por comerciantes, trabalhadores e população em geral. Com camisetas brancas, todos demonstraram que o espírito para este pleito é de paz, tranquilidade e muito trabalho. ''Este clima de união é muito importante. Além disso, as pesquisas internas e sondagens mostram que estamos na frente (na intenção de votos do eleitor) e foi exatamente o que vimos hoje aqui no Centro'', lembrou Bigardi.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

PT discute o desenvolvimento sustentável para região de Jundiaí




Por Mauro Utida

O seminário “Os Desafios de Jundiaí e Região no Contexto da Rio+20” foi uma oportunidade única para o público conhecer as propostas que serão discutidas durante os dias da conferência internacional.

Enquanto os olhares do mundo se voltam novamente para o Rio de Janeiro, onde ocorre a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, o núcleo verde do Partido dos Trabalhadores (PT) de Jundiaí organizou no dia 14 de junho o seminário “Os Desafios de Jundiaí e Região no Contexto da Rio+20”.

O evento realizado na Câmara de Jundiaí contou com um bom público e a palestra de ambientalistas da cidade, como Flávio Gramolelli da ONG COATI (Centro de Orientação Ambiental Terra Integrada), o deputado estadual Pedro Bigardi (PCdoB) e a doutora em Direito Internacional Márcia Carneiro Leão, além do organizar Fábio Storari, pré-candidato ao Legislativo pelo PT.

O seminário foi uma oportunidade única para o público conhecer as propostas que serão discutidas durante os dias da conferência internacional. O deputado Pedro Bigardi fez uma breve análise do tema da “governança” e de como gestores públicos podem superar a falta de estrutura nas administrações públicas para aplicar as leis ambientais, com eficiência e transparência.

“A falta de estrutura técnica nas administrações públicas para atender as questões ambientais proporciona uma lentidão maior na tramitação dos projetos. Também é preciso criar instrumentos de captação de recursos como alternativa para o baixo orçamento destinado as questões ambientais”, informa.

A palestra mais aguardada da noite foi da professora Márcia Carneiro Leão, que teve uma participação ativa há 20 anos na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio92, e neste evento voltou para atuar na “Cúpula dos Povos” e na “Conferência Oficial”.

Márcia mostrou uma panorama da situação da Terra nada otimista e afirmou que não há mais tempo para a sociedade mudar a consciência ambiental. Ela reclamou das propostas da Rio92 que não foram alcançadas nas últimas duas décadas. “Já se vão 20 anos da Eco92 e estamos, no geral, muito pior do que estávamos na ocasião. Diminuir desmatamentos significa que, ainda hoje, temos desmatamentos, quando deveríamos estar recompondo biomas para garantir o futuro. Além disso deveríamos ter diminuído a emissão dos gases de efeito estufa, porém aumentamos a emissão em mais de 40%”, salienta.

PT mais verde
Para o ambientalista Fabio Storari, que é pré-candidato ao Legislativo pelo PT, a legenda em Jundiaí mostrou que está preocupado com as causas ambientais da região organizando um seminário para discutir “Os desafios de Jundiaí e região no contexto da Rio+20”.

Os principais políticos do PT em Jundiaí acompanharam o debate, como os vereadores Marilena Negro e Durval Orlato, pré-candidato a vice-prefeito ao lado de Pedro Bigardi. Também esteve presente o presidente municipal do partido, Paulo Malerba e o prefeito de Várzea Paulista, Eduardo Tadeu Pereira.

“O desafio do século XXI é constituir um desenvolvimento sustentável”, declarou o prefeito varzino. O seminário também foi importante para desmistificar informações da Prefeitura de Jundiaí que usa o marketing ambiental para a promoção do governo tucano. Como as propagandas que divulgam que a Serra do Japi está mais protegida, quando se envolve com empreendedores imobiliários na revisão da lei 417/2004, responsável pelo sistema de gestão da Serra. “O Plano Diretor da Serra do Japi está sendo alterado como escopo de preservação para o de ocupação ordenada”, denuncia Storari.